A ciência por trás da respiração: o que acontece no corpo durante o Breathwork.
Respirar é algo que fazemos desde o nascimento, sem pensar. No entanto, quando usamos a respiração de forma consciente e estruturada, ela deixa de ser apenas um ato automático e se transforma em uma poderosa ferramenta de transformação física, mental e emocional. O Breathwork é o estudo e a prática dessa consciência, e seu impacto é mensurável pela ciência.
Quando respiramos de forma controlada, alteramos a química do corpo. Ao aumentar ou diminuir o ritmo respiratório, mudamos os níveis de oxigênio (O₂) e dióxido de carbono (CO₂) no sangue. Essa variação influencia o pH sanguíneo, regula o sistema nervoso autônomo e ativa respostas específicas no cérebro. Práticas como retenções de ar, respirações profundas ou padrões rítmicos geram adaptações no corpo que aumentam resistência, foco e equilíbrio emocional.
Nossa respiração YINtra Breath foi desenvolvida para preparar o corpo e a mente, em uma única prática, para retenções avançadas. Imagine poder segurar uma apneia vazia por três minutos. Isso é possível com técnica e condicionamento adequados. Um dos objetivos é acostumar o corpo ao aumento natural de CO₂ durante a retenção, treinando a tolerância a esse gás e ativando mecanismos fisiológicos de adaptação que melhoram o transporte de oxigênio para as células.
Durante o YINtra Breath, utilizamos não apenas a técnica, mas também músicas que são criadas e desenvolvidas especialmente para essa prática. Cada faixa é composta para conduzir o praticante a uma frequência mental onde não há preocupação nem ansiedade, apenas entrega ao processo.
Existe uma regra básica de sobrevivência que diz que podemos ficar até três semanas sem comida, três dias sem água e cerca de três minutos sem respirar. Essa última barreira, no entanto, pode ser expandida com treino. O corpo humano é capaz de feitos impressionantes: controlar a temperatura interna, lidar com a privação de sono ou de energia e, principalmente, acessar estados profundos de calma e foco.
A respiração também é um espelho do nosso estado emocional. Ao observá-la, podemos entender como estamos mentalmente, mesmo sem palavras. Respiração curta e acelerada revela tensão; lenta e profunda, revela presença.
Por isso desenvolvi o Treinamento Yinspiradores, para ensinar com segurança essa arte incrível que é respirar. Um método que une fisiologia, música, foco mental e progressão técnica para que qualquer pessoa possa explorar seu potencial respiratório e emocional de forma segura e guiada.
Seja para aumentar sua performance física, aprofundar a meditação ou simplesmente conhecer a si mesmo em um nível mais profundo, aprender a respirar conscientemente é um dos maiores presentes que você pode se dar.
Sarva Mangalam
Edson Ramos